terça-feira, 4 de outubro de 2011

TECNOLOGIA


Será que o iPhone perdeu o status ‘cool’?


O novo CEO da Apple, Tim Cook, apresentou as novidades da empresa

“A embalagem é tudo”, diz um velho slogan publicitário. Talvez essa máxima tenha pesado contra o anúncio que a Apple fez nessa terça (4) da nova versão do iPhone, o modelo 4S.
Na real, o que os fãs aguardavam era o lançamento de um “iPhone 5”, que contivesse as mesmas atualizações de hardware do 4S, mas com um novo design.
A Apple colcou no 4S um novo processador (o A5, mesmo do iPad 2), melhorou os gráficos visando o mercado de games e ampliou integração com o iCloud, serviço de armazenamento de arquivos da Apple que permite que você guarde e acesse arquivos a partir de qualquer dispositivo da empresa. Ah, e tudo isso rodando dentro da nova atualização do sistema operacional, o iOS 5 (sai agora em outubro) que você pode controlar com o novo sistema de comando de voz não-tão-revolucionário Siri.
Rolou um clima de decepção. A tela do celular não ficou maior, ele não ficou mais fino, não ficou mais leve, não tem novas cores, nada disso. Por fora, é o mesmíssimo iPhone 4. Por dentro, a Apple deu um belo upgrade no aparelho, mas o impacto disso não é sentido diretamente pelos fãs.
Outra coisa: sem exceção, todas as novidades anunciadas para o iPhone 4S nesta terça já estão, em maior ou menor qualidade, nos celulares das concorrentes, principalmente para os que vem com o sistema operacional Android embutido. Ou seja, pela primeira vez na vitoriosa história recente da Apple, ela está correndo atrás de avanços de outras empresas (principalmente da Samsung com o Galaxy S II).
A expectativa era grande para esta conferência da Apple. O último anúncio de iPhone tinha sido há 1 ano e 4 meses, para lançar o 4. O último evento da empresa tinha sido apresentado pelo icônico ex-CEO Steve Jobs, que renunciou do cargo em agosto, com a sua saúde debilitada.
Provável que esse climão de decepção inicial não afete muito as gigantescas filas que se formarão nas lojas da Apple pelo mundo tudo, mas a impressão geral é de que a empresa esteja perdendo um pouco do seu status “cool”. “iPhones agora são os celulares que seus pais usam, ciclo está se renovando”, disse o Wall Street Journal em uma análise. Até o Natal, o resultado das vendas do iPhone 4S vai nos dizer se este diagnóstico é verdadeiro.

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