domingo, 25 de dezembro de 2011

Clipe

Rihanna estrela novo videoclipe provocante dirigido por Melina Matsoukas


A estreia dessa sexta-feira, 23 de dezembro, do videoclipe "You Da One", estrelado por Rihanna, comprovou um das maiores virtudes da diretora norte-americana Melina Matsoukas: colocar em xeque várias bandeiras do movimento feminista. Filmada no norte da Irlanda, em 26 e 27 de novembro, essa produção em preto e branco mostra Rihanna com diferentes cortes de cabelo e peruca, dançando de modo sensual, em meio a várias inserções gráficas, de palavras e imagens de jornais e revistas.
Em "You Da One", há referências ao marcante corte chanel dos anos 60; ao clássico e até hoje polêmico filme "Laranja Mecânica", de Stanley Kubrick, com direito a chapéu, cílio postiço e suspensório; e o modelo blondie consagrado por Madonna na década de 1980, emplacando a figura da "material girl", adorada por pensadoras como Camille Paglia. Em meio a tantos tipos, a beleza de Rihanna não deixa de ser realçada a cada quadro.
Melina Matsoukas é a realizadora de videoclipes para artistas como Beyoncé, Kylie Minogue, Whitney Houston e Katy Perry, entre outras. A diretora aproveita a oportunidade de trabalhar com as grandes divas da música pop para abordar temas polêmicos, vários deles caros ao movimento feminista desde os anos 60. Foi o que se viu nesse ano nos videoclipes que realizou para a própria Rihanna, "We Found Love" e "S&M",, co-dirigido pela artista. Enquanto "We Found Love" teve a exibição proibida pelo Supremo Conselho Audiovisual da França, em função da grande quantidade de consumo de anfetaminas exibida; "S&M" foi banido em onze países e o Youtube anunciou que restringiria o acesso a maiores de 18 anos, em função da insinuação de sadomasoquismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário